Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46727

Compartilhe esta página

Título: Reconhecimento de espécies de mosquitos por meio de métodos computacionais inteligentes baseados em aprendizagem profunda
Autor(es): CORDEIRO JÚNIOR, Geraldo Pires
Palavras-chave: Mosquitos; Vetores; Arboviroses; Machine learning; Deep learning
Data do documento: 18-Mai-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CORDEIRO JÚNIOR, Geraldo Pires. Reconhecimento de espécies de mosquitos por meio de métodos computacionais inteligentes baseados em aprendizagem profunda. 2022. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As doenças transmitidas por mosquitos vetores expressam um grande perigo à sociedade. Arboviroses como Dengue, Zika, Febre Amarela e Chikungunya vem causando alto número de mortes, além de diminuírem a qualidade de vida das pessoas e causarem outras doenças, como é o caso de microcefalia em recém- nascidos, por conta do vírus da Zika, e impactarem a economia. Ações que visem o controle dos vetores se mostraram eficazes no combate a essas doenças. Entretanto, em áreas em que essas doenças são endêmicas, os vetores coexistem com outros mosquitos que não transmitem doenças, sendo essencial a identificação desses mosquitos, para que se possa analisar a densidade e entender mais sobre a população deles; todavia, é necessário a atuação de um especialista, além de muitas vezes ser um trabalho fatigante. Observando a importância da identificação desses vetores e os problemas das atuais técnicas de identificação, este estudo propõe um modelo computacional inteligente para a classificação automática de mosquitos vetores, baseado em imagens. Para isso, foi construída uma base com 5.432 imagens de mosquitos de 3 espécies: Aedes aegypti, Aedes albopictus e Culex quinquefasciatus. Foram utilizadas três redes convolucionais: VGG16, ResNet50 e EfficientNetB0. O modelo de Deep Learning que obteve maior resultado foi a VGG16, com acurácia de 95%, mostrando-se eficiente na identificação das espécies estudadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46727
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Geraldo Pires Cordeiro Júnior.pdf2,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons